LULA SE RECUPERA BEM APÓS CIRURGIA E NÃO TERÁ SEQUELAS, AFIRMAM MÉDICOS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em plena recuperação após passar por uma cirurgia de emergência na madrugada desta terça-feira (10), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O procedimento foi realizado para drenar um hematoma na cabeça, consequência de uma queda sofrida em outubro.
Segundo a equipe médica, Lula está estável, conversa normalmente, se alimenta e não terá sequelas.
“Ele evoluiu bem, chegou da cirurgia praticamente acordado, foi extubado e encontra-se conversando e se alimentando”, explicou o cardiologista Roberto Kalil.
O que aconteceu?
Na segunda-feira (9), o presidente foi internado às pressas após queixar-se de dor de cabeça. Exames de imagem realizados em Brasília detectaram uma hemorragia intracraniana de cerca de três centímetros, levando à decisão de transferi-lo para São Paulo, onde foi submetido ao procedimento cirúrgico.
A cirurgia, que durou cerca de duas horas, foi uma *trepanação*, procedimento em que pequenas perfurações no crânio permitem drenar o sangue acumulado. O neurocirurgião Marcos Stavale explicou que o sangramento não comprometeu o cérebro: “O hematoma foi removido sem prejuízo algum, e as funções neurológicas estão preservadas.”
Recuperação e cuidados
Lula permanecerá em observação na UTI por 48 horas, seguindo protocolos médicos. Ele também ficará com um dreno por até três dias. Durante esse período, por recomendação da equipe médica, o presidente está proibido de realizar qualquer atividade de trabalho. A previsão é que ele retorne a Brasília no início da próxima semana.
A primeira-dama, Janja, acompanha Lula no hospital e tem sido seu principal apoio.
O nome técnico do procedimento é trepanação. Entenda abaixo como é feito:
Entenda o caso
Os médicos explicaram que o sangramento ocorreu devido ao “chacoalhão” do cérebro dentro do crânio durante a queda. Apesar de Lula ter batido a nuca, o hematoma se formou nas regiões frontal e parietal do cérebro, áreas responsáveis por funções motoras, cognitivas e sensoriais.
Complicações como essa são comuns em pessoas mais velhas após traumas na cabeça, conforme destacou o neurologista Rogério Tuma.
Mensagem de otimismo
Roberto Kalil tranquilizou os brasileiros: “O presidente está bem, sem alterações de movimento ou funções cognitivas. Ele está estável, e tudo correu dentro do esperado.”
A recuperação de Lula traz alívio não apenas para sua família, mas também para milhões de brasileiros que acompanham sua trajetória com esperança e otimismo.
COMENTÁRIOS