CHICO LUCAS SUSPENDE POLICIAL CIVIL APÓS AMEAÇA A DELEGADO COM REVÓLVER
O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, determinou a suspensão de 90 dias do policial civil Juarez de Sousa Pereira, conhecido como "Mão de Onça". A decisão foi tomada após o policial ser acusado de colocar um revólver na cabeça do delegado Walter Cunha durante o cumprimento de um mandado de prisão contra seu neto, em abril de 2022.
O incidente
Na ocasião, equipes do Departamento Estadual de Narcóticos (DENARC) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) se dirigiram até a residência de Juarez, localizada no bairro Matadouro, para cumprir um mandado de prisão contra seu neto, acusado de envolvimento no assédio de um frentista em um posto de combustível na Avenida João XXIII. Quando a equipe chegou, foi recebida a tiros, que atingiram a viatura. Durante a abordagem no imóvel, Juarez sacou uma arma e colocou na cabeça do delegado Walter Cunha. A situação foi controlada pelos demais policiais, que conseguiram deter Juarez.
Infração e penalidade
De acordo com a decisão publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (10), Juarez foi enquadrado no artigo 58 do Estatuto da Polícia Civil, que descreve diversas infrações disciplinares. Entre elas, destacam-se:
- XIII - Praticar ato que importe em escândalo ou que concorra para comprometer a função policial;
- XV - Fazer uso indevido da insígnia, cédula funcional ou da arma que lhe tenha sido confiada para o serviço;
- XLV - Praticar ato definido como infração penal que, por sua natureza e configuração, o incompatibilize para o exercício da função policial.
Próximos passos
A suspensão de Juarez é uma medida provisória enquanto as investigações sobre o ocorrido continuam. O episódio gerou grande repercussão, destacando a gravidade de um ato que envolveu um policial utilizando sua arma de forma inadequada em um contexto de cumprimento da lei.
COMENTÁRIOS